domingo, 11 de março de 2012

De Onde Vem o Ovo de Páscoa?


Na Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus, é um momento especial para refletir sobre o significado da vida. Mas qual a relação entre essa celebração religiosa e o hábito de se presentear as pessoas com ovos?
Para entender é preciso voltar ao tempo em que o Cristianismo ainda não existia como religião. Em antigas culturas o uso do ovo como presente era muito comum, especialmente quando a natureza anunciava a chegada da primavera.
Esses ovos eram decorados com pinturas representativas de elementos da natureza. O ovo também poderia ser cozido junto a alguma planta que tivesse algum corante natural.
Da Antiguidade até a Idade Média o costume se manteve entre os povos pagãos que habitavam a Europa. Muitos desses povos realizavam rituais de adoração a Ostera, deusa da fertilidade e do renascimento nas mitologias Anglo-saxã, Nórdica e Germânica. A primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos associados à deusa Ostera.
Dos rituais a deusa da fertilidade originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern, em alemão). Os símbolos associados à deusa Ostera foram incorporados às celebrações cristãs no Concílio de Trento (325 d.C.). A Igreja Católica visando ampliar o número de fiéis adaptou antigas tradições aos eventos relacionados ao cristianismo. Assim, a imagem de Jesus e sua mãe, Maria passaram a decorar os ovos de Páscoa.
No auge da Idade Média, reis e nobres endinheirados presenteavam com ovos confeccionados em ouro e pedras preciosas. Para que chegássemos ao delicioso (e mais acessível!) ovo de chocolate, foi preciso que a  culinária evoluisse e, antes disso, que os espanhóis descobrissem as Américas.
Os espanhóis foram os responsáveis pela divulgação do cacau no Velho Mundo, alimento a muito apreciado pelos maias e astecas.
Duzentos anos depois, os franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. 

Minhas Produções de Páscoa

Inspirada na nobreza medieval, produzi ovos de cerâmica decorados com rendas e pedras (não tão preciosas, mas igualmente lindas!) no estilo Shabby Chic- feminino, romântico e irresistível. Olhe só que lindos que ficaram!
Aproveitando a produção dos ovos que podem guardar doçuras ou joias, “cliquei” também minhas mais recentes criações em bijoux (By Lis Design- coleção outono/inverno 2012). Em breve estarei expondo minhas artes, aguardem!







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário