segunda-feira, 3 de julho de 2017

Óleos Essenciais Florais e Cítricos Controlam a Ansiedade

Em algum momento de nossas vidas, todos nós experimentamos esse sentimento. A ansiedade é considerada uma reação natural diante de circunstâncias que causem expectativa, dúvida ou medo, como uma entrevista de emprego, uma viagem a um país desconhecido, uma cirurgia delicada...
Nessas situações, a ansiedade nos prepara para encarar o desafio, superando-o ou auxiliando na adequação às novas condições de vida.
Entretanto, quando a ansiedade persiste e foge ao nosso controle, caracterizando-se pela “preocupação excessiva ou pela expectativa apreensiva”, torna-se um distúrbio conhecido como Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG).
Esse distúrbio normalmente surge seguido por alguns desses sintomas: inquietação, irritabilidade, medo, tensão muscular, mente excessivamente ativa, insônia, cansaço, compulsão alimentar, entre outros.
Além disso, o nível de ansiedade torna-se desproporcional em relação às situações que causam o transtorno, gerando muito sofrimento e interferindo nas relações familiares, sociais e profissionais, comprometendo a qualidade de vida.
Em geral, as mulheres são mais vulneráveis ao transtorno da ansiedade, que pode afligir pessoas de qualquer idade.
A ansiedade pode estar relacionada ao estresse emocional em pessoas que tenham experimentado situações de violência, perdas e traumas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o distúrbio precede ou sucede a depressão ou ambas podem coexistir em 70% dos casos.
Como há vários níveis de ansiedade, alguns podem ser controlados apenas com terapias alternativas. Em casos de TAG é preciso tratamento psicoterápico com profissional habilitado, contudo a aromaterapia pode ser associada.
Para que o tratamento da ansiedade seja bem-sucedido é necessário associar um estilo de vida e dieta alimentar saudáveis. A aromaterapia pode complementar o tratamento.

-Como os óleos essenciais auxiliam no controle da ansiedade?
Quando inalamos um óleo essencial, seu aroma é captado pelo cérebro através do sistema límbico, responsável pelas emoções e pelo comportamento.
-Como escolher os OEs que favoreçam o controle da ansiedade?
Em regra, os óleos essenciais florais possuem propriedades terapêuticas calmantes e relaxantes que ajudam a aliviar a ansiedade, como Lavanda, Rosa e Gerânio.


Óleos essenciais cítricos, como Laranja Doce e Bergamota ou Tangerina, também auxiliam no tratamento da ansiedade, especialmente quando acompanhada de depressão.


-Como usar os óleos essenciais?
Para se beneficiar das propriedades terapêuticas dos OEs diariamente podemos utilizar duas gotas de óleo essencial em um difusor pessoal ou colar aromático.
Observe o uso dos óleos essenciais cítricos, preferencialmente pela manhã. Enquanto que os OEs florais são mais recomendados à noite, cinco gotas diluídas em água num difusor aromático, para induzir a um sono reparador.
Também, uma massagem pode conduzir ao relaxamento. Misture 5 gotas de OE floral à 50 g de base neutra (loção ou creme). Massageie os pés antes de dormir.
A aromaterapia tem sido aplicada à saúde e ao bem-estar desde tempos imemoriais. Experimente os benefícios dos óleos essenciais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário